And even though I've come so far, I know I've got so far to go
Like the Angel - Rise Against

sábado, 1 de outubro de 2011

Em Vancouver...

Bom pessoal. Faz tipo uma década que eu não posto.



Deixei de colocar muitas coisas aqui. Muita correria: dente do ciso, vistos, certifcação, malas etc etc







Só vou colocar aqui rapidamente minhas principais impressões.

O transporte público:

Perfeito. Limpo, rápido, prático. Só funciona por causa da honestidade das pessoas. Existem diversas formas de você adquirir o passe. Eu optei pelo passe mensal. Você o compra e o mantem consigo. Não tem catraca, cobrador etc. Tudo isso pode diminuir a mobilidade. Com esse passe você pode usar qualquer meio de transporte público da sua região. Se quiser pagar em moedas é tranquilo também. Ninguém te cobra. O que pode acontecer é um fiscal te abordar e pedir seu ticket. Se você não o tiver tem de pagar uma multa q não lembro ao certo o valor. Mas acho que é por volta de $ 100,00. O skytrain é uma maravilha. O tempo de espera por um trem não passa de 3 min. Não existe aquela esfregação de gente. Quando ta lotado a pessoas simplesmente param de entrar e esperam o outro trem.
Escadas rolantes fazem conexão entre diferentes plataformas. As pessoas que não estão com pressa ficam do lado direito da escanda enquanto o resto pode subir andando pela esquerda. Tudo organizado e bem pensado de forma que o sistema só é possível devido a honestidade dos usuários.

Impostos

Tudo que você adquire tem impostos, claro. O bom é que você sabe exatamente quanto está pagando. No caso na nota fiscal abaixo sei que estou pagando $1,2 de imposto. E outra: sei que o governo investe ao contrário de roubar. O Canada é o sexto pais menos corrupto do mundo.




Essa primeira semana começam minhas aulas de inglês. Farei também alguns workshops sobre empregos etc.

Minha homestay é ótima. Sou muito bem tratado etc etc, mas já aviso que isso não é comum. Já conheci vários pessoas na escola que tão comendo o pão que o capeta amassou.

What's for breakfast?

2 comentários:

  1. ola!! estava procurando algumas informações sobre canada e acabei encontrando seu blog, espero poder manter contato para me esclarecer na forma que vc puder. Meu nome é Ângelo, moro em Goiania-go. estou planejando ir para Montreal em Setembro de 2012. Estou tirando um visto como turista, mas pretendo me ajeitar por la e encontrar um emprego, sou apaixonado por aquela cidade. Sou atuante no ramo da informatica: Manutenção, redes, desenho no AUTOCAD, estou tirando o visto como turista pq achei mais facil, menos burocratico, uma vez que eu nao tenho contatos por la. Pela sua experiencia, vc acho que dessa forma pode dar certo?

    ResponderExcluir
  2. meu e-mail é ar.jesus@bol.com.br
    se puder passar algumas informações fico grato.
    t++

    ResponderExcluir