And even though I've come so far, I know I've got so far to go
Like the Angel - Rise Against

terça-feira, 10 de maio de 2011

Início...


Bom pessoal... decidi criar esse blog tanto para fornecer informações técnicas sobre meu intercâmbio como também para manter diário de viagem.

Embarco dia 28/09/2011 caso não ocorra nenhum imprevisto.
Quanto à valores, vou manter uma planilha atualizada dos gastos no google docs. Caso tenha interesse em acessá-la é só pedir por post que compartilho.

Nesse primeiro post apenas vou colocar as especificações básica do intercâmbio:
   

  • Tipo de visto: Working holiday visa
           Para se inscrever no programa você precisa:
- Ter entre 18 e 35 anos;
- Ser estudante de ensino superior (universitário, tecnólogo, pós-graduação
  em tempo integral) ou ter se formado nos últimos 12 (doze) meses;
- Ter conhecimento prévio do idioma;
- Ter maturidade e flexibilidade para trabalhar numa empresa estrangeira;
- Possuir condições de passar por uma entrevista em inglês por telefone, se for o caso;
- Possuir condições financeiras de se manter no Canadá até receber o primeiro salário;
- Ter experiência prévia de trabalho como diferencial.”  fonte: http://www.intercultural.com.br

O diferencial desse visto é que você pode estar trabalhando desde o primeiro dia. Geralmente os vistos ( sem contar o de trabalhado, imigrante, etc ) exigem que se estude metade do tempo que se deseja trabalhar. Acho que são chamados de HEC. Seria por exemplo, 3 meses de estudo + 3 de trabalho.

Caso você não tenha como comprovar seu nível de inglês (  certificados ou comprovantes de cursos etc) uma prova é aplicada. 60 questões meio que de completar e assinalar e uma redação de 200 palavras ( 1 entre 3 temas a ser escolhido ).
   
                    

  • Intermediários - Pelo que pesquisei é possível fazer o processo por conta, mas no meu caso optei por uma escola pra não ter que ficar esquentado a cabeça. Escolhi a http://www.intercultural.com.br que até agora não me deu problemas e tenho sido muito bem atendido.
  • Estadia - Os 3 primeiros meses vou ficar em Vancouver fazendo inglês. Pra esse período optei pelo homestay. Ia fazer a negociação pela escola, no entanto um amigo que ficou lá um tempo me recomendou a família que o hospedou. Domingo passado(8/05) eles estavam aqui em Curitiba e fui conhecê-los. Gostei muito deles e decidi ficar em sua casa. Pelo conversado vamos negociar diretamente. Essa é a casa que provavelmente irei ficar.


  • Após os 3 meses de inglês: ainda não sei se irei continuar em Vancouver ou não. As cidades mais cotadas são Toronto, Montreal, Ottawa e Calgary devido ao mercado de trabalho na minha área.

Por enquanto é isso....

Um comentário:

  1. E aí cara, tranquilo?

    Pretendo também ir pro Canadá mais pra frente, e seu blog está me ajudando a ter uma noção maior. Teria como você disponibilizar a tabela de custos no google docs?

    Valeu!

    ResponderExcluir